Páginas

6 de mar. de 2013

[Y13P03] Uma Criança Com Seu Olhar

Tinha tudo pra ser uma manhã tranquila do dia 6 de Março de 2013. Tranquila, no que diz respeito a mergulhar nos trocentos cursos pós-faculdade que inventei de acumular, e criar algo de útil para a sociedade. Mas basta eu olhar a timeline do Facebook para me surpreender.

Custo a acreditar que Alexandre Magno Abrão, vulgo Chorão, frontman da Charlie Brown Jr. desde a fundação, partiu deste mundo repentinamente. É muito prematuro escrever aqui o que causou a morte dele, não posso ser leviano neste ponto. A verdade é que quando alguma área da vida não vai tão bem quanto outras, a tendência no caso de não se cuidar é o efeito dominó. Como é o caso do fim de um casamento, no caso o dele. A ex-mulher dele não tem culpa por esta situação ter chegado ao ponto que chegou.

Quando as notícias começaram a pipocar na velocidade da luz nas redes sociais, optei por abrir mão de qualquer julgamento desnecessário que gerasse revolta. Dono de uma métrica inquestionável no processo de composição das músicas com o CBJ, ele não economizou nas referências a Santos nas músicas, em especial "Tudo Que Ela Gosta de Escutar", quando mencionou o Conjunto BNH, Bairro Aparecida, onde morou ("Eu só tenho uma magrela e um 'ap' no BNH"). 

Nas épocas dos dois cursos técnicos que fiz - na CEFET Cubatão, hoje IFET, e no Senai "Antônio Souza Noschese", na Ponta da Praia - pelo menos uma música do CBJ martelava meus ouvidos constantemente. Na CEFET/IFET, "Não É Sério", e no Senai, "Não Viva Em Vão". O timbre vocal poderia não ser aquele primor, mas a presença de palco fez a diferença nos shows. 

Também foi protagonista de algumas confusões extra-palco, como a que envolveu o Marcelo Camelo, dos "Los Hermanos" na sala de desembarque do Aeroporto de Fortaleza em 2004, e o esporro público no recém regresso baixista Champignon - que voltou depois de 7 anos fora da banda. Não posso julgar ele por isso porque alguma vez na vida a gente perdeu a cabeça com alguém, incluindo este que vos escreve.

*09/04/1970 - +06/03/2013
Mesmo eu não sendo um fã(nático) pelo trabalho da banda, não posso negar que várias das músicas representam o desejo de vencer, de passar por cima de qualquer coisa para ser motivo de orgulho perante familiares, amigos e até desafetos. "Lugar ao Sol", "Não Viva em Vão", "Lutar Pelo Que é Meu", "Não Deixe o Mar Te Engolir" (esta a minha preferida deles), são algumas dessas pérolas escritas pelas mãos do Chorão. Algumas composições do Chorão ganharam covers interessantes, como a do Zeca Baleiro para "Proibida Pra Mim".


"Tudo é simples e calmo visto de cima
O mundo é grande, mas é só uma ilha"
["Uma Criança Com Seu Olhar"]

Já diziam Renato Russo e Brian May: "Os bons morrem jovens".

Vá em paz, Chorão! =/

Leandro Passos
Facebook /  Google+ /  Twitter /  GetGlue /  LinkedIn

Nenhum comentário:

Postar um comentário