Páginas

23 de jan. de 2012

[Y12P04] Conteúdo Online: vantagem ou empecilho?

Janeiro de 2012 nem terminou e já pode ser considerado o mês mais tenso dos últimos 12 anos... ou não.

Tudo porque o Congresso Norte-americano tentou votar 2 leis que serviriam como uma caça às bruxas - neste caso, quem disponibiliza conteúdo ilegal na Internet. Citei no post anterior o SOPA e o PIPA, 2 projetos que poderiam também mexer profundamente com a liberdade de expressão na Internet, embora a alegação seria a de barrar conteúdo ilegal. O mais triste é que poderíamos ser vigiados até se colocarmos conteúdo legal. O presidente Barack Obama fez o favor de vetar essas leis do jeito que estavam, e espero que haja bom senso da parte de quem desenvolveu leis como estas, não pra eliminar de vez os projetos, mas para elaborar alternativas para divulgarem filmes e artistas sem prejuízo algum para eles.

Recentemente o Megaupload - servidor de arquivos online mais famoso do mundo - foi fechado com a alegação de violar direitos autorais e disponibilizar filmes, e seus criadores presos. Digo com todas as letras: não é assim que a pirataria vai acabar, porque poderão surgir outros 50 servidores iguais ao MU no mundo, sem falar outras formas de distribuição que os poderosos alegam serem ilegais. Definitivamente, existem coisas mais importantes a serem discutidas do que pegar quem coloca, por exemplo, qualquer suposto teaser do último filme da Saga Crepúsculo, que ainda nem foi lançado.

Não sou defensor da pirataria porque muitos precisam da sua parte no envolvimento na produção de um disco, ou de um filme, ou de um software. O problema está no quanto que a gente paga por isso - especialmente no Brasil, onde 60% do valor de um DVD compõe-se de impostos. CD nem se fala porque nem todo mundo pode pagar R$ 26,00 no último disco do Michel "Ai Se Eu Te Pego" Teló, por isso recorrem ao download por várias vias. Que tal se quem lida com cinema ou música pudesse explorar outras alternativas? Um exemplo clássico é o da banda Radiohead, que lançou inicialmente o álbum "In Rainbows" em 2007 no site deles, e cujo valor cobrado por faixa seria o quanto o consumidor - eventualmente fã da banda - quisesse pagar. No final o álbum digital foi um sucesso e o CD, lançado no mesmo ano, atingiu o topo das paradas, a despeito das antigas profecias que diziam que a banda teria um baite prejuízo - vendeu bem mais que o álbum anterior do grupo na época, "Hail To The Thief", o último do contrato que eles tinham com uma grande gravadora.

E um dos defensores da venda digital - e legal - de músicas era o saudoso Steve Jobs (1956-2011). Visionário como ele era, viu no iTunes mais que um player de música: se tornou uma plataforma para o download legal de músicas - tanto que até Roberto Carlos disponibilizou seus mais de 40 discos no iTunes quando este foi lançado no Brasil no final do ano passado, ele está lucrando com isso e seus fãs ficam com a consciência limpa. Um último exemplo que posso descrever aqui é o Netflix, um dos principais facilitadores de conteúdo legal na Internet. Por uma taxa mensal (aqui no Brasil, R$ 15,00), o usuário pode assistir a quantos filmes der na telha, e o valor é repassado para os responsáveis pelas produções. Há outros sites do gênero, tão populares e tão legais quanto o Netflix, sem que haja dor de cabeça para quem distribui, nem pra quem assiste.

São exemplos de como é possível sim o download legal de músicas e filmes, com boa vontade e excelentes idéias. Basta que os executivos não permaneçam agindo como homens das cavernas e se abram para novas possibilidades - até porque mais interessa o conteúdo do que a caixinha de um CD ou DVD. E, uma sugestão: boas músicas há séculos fora de catálogo bem que poderiam ter seu espaço legalmente, né? Não é porque brasileiro ouve mais Michel Teló, Paula Fernandes e Calypso que não tenho opções de buscar por Earth Wind & Fire, Led Zeppelin, Talking Heads e Duran Duran (sou suspeito pra falar destas duas últimas bandas).

Ah! E bora baixar o preço dos CD's, porque culpar quem faz download ilegal é fácil, né? Até os artistas serão gratos a todos nós. =)


Paz, Amor e Sorrisos! :)
Leandro Passos - Facebook / Google+ / Twitter / Tumblr / GetGlue