Páginas

4 de jul. de 2011

[Y11P26] "...são as nossas idéias que nos limitam"

Quem lê este blog periodicamente (lembre-se de assinar RSS caso não tenha tempo hábil pra usar em seu navegador, hehe) sabe dos apuros que passei no 1º Semestre deste ano, e como busco superar tanta tempestade tal como Ayrton Senna em Interlagos, há 20 anos, e com somente a 1ª e 6ª marchas nas últimas voltas daquela corrida.

" - Leandro, o que o Senna tem a ver com este post?"

Muita coisa! E também fatos que se encaixam como pecinhas de Lego neste texto.

Se ele fazia a gente acordar cedo num domingo, ou fazia a gente ligar a TV de madrugada depois da balada quando a corrida era no Japão ou na Austrália, é porque sempre acreditamos em heróis. Não heróis de TV como Superman, Homem-Aranha, Jaspion, Changeman ou Jiraiya, mas heróis de verdade. E Senna era um destes raros heróis porque amava o automobilismo como poucos e tinha uma visão de águia. E esta visão era aliada a seu enorme desejo de vencer. E desejo de vencer, muitos têm mas não colocam em prática ou, se colocam, se deixam levar por palavras de teor duvidoso.

E são palavras de teor duvidoso que as próprias pessoas criam em si mesmas como monstros, e elas esperam que o Gigante Guerreiro Daileon venha "Libertar Raio Cósmico" pra salvá-las de si mesmas. Não sou e não tenho interesse em ser o dono da verdade, só quero apenas prestar algum serviço.

É que olho ao redor por onde passo por Santos e vejo duas nuances da maior cidade do Litoral Paulista - e tantas outras no meu Brasil brasileiro: uma, referente a pessoas felizes e guerreiras que souberam aproveitar suas oportunidades e provoraram uma revolução em si mesmas e ao redor de tantas outras. Um destes exemplos é o empresário  Armênio Mendes, que começou sua vida como funcionário de um estaleiro ao chegar de Portugal, depois uma oficina de bicicletas, perseverou e hoje é o maior empreendedor do Litoral Paulista. Um segredo revelado no site do Grupo Mendes é o de não desanimar mesmo em momentos de crise. E sempre batalhar. Foi o que ele fez.

A outra nuance é o de pessoas que reclamam tanto da vida que acham que nao têm o direito de ser felizes, o que hoje em dia me irrita e me afasta delas, tanto quanto eu as afastava pensando assim como elas. Como diz Luiz Gasparetto, é a síndrome do coitadismo, quando pra chamar a atenção alguém se faz do de vítima. E não conhece a máxima de que tudo que a gente pensa, o Universo envia de volta pra gente, assim como tudo que desejamos a alguém a gente recebe em dobro.

As idéias limitadas de algumas pessoas as levam a essa sensação de acomodação, também por se acharem incapazes de evoluir e crescer. E como se não bastasse ainda querem convencer quem quer ter melhor qualidade de vida de que aquilo é impossível, que só quem tem dinheiro consegue tudo. Imaginem vocês o quanto que ouvi quando teimei em fazer faculdade desde o ano 2000, e só em 2009 consegui entrar na Fatec, tida por muitos como reduto de quem não quer pagar faculdade particular. Porque eu me visualizei lá desde aquele ano e era necessária toda uma preparaçao. Poderia ter entrado antes mas me achava limitado, mas fiz 2 técnicos (CEFET Cubatão, atualmente IFET, e o Senai) e me preparei bem. É tudo questão de fé e certeza. Demorei pra entender as leis do Universo, mas depois de assistir a um programa que Gasparetto apresentava na RedeTV, e de ler o livro "O Segredo", que vi que poderia ter ido tão longe quando Mark "Facebook" Zuckerberg. Mas aos 33 ainda me considero um jovem enérgico e doidinho pra deixar minha marca como desenvolvedor. Daí, só o tempo e minhas atitudes para lá na frente concluir: "valeu tanta luta que enfrentei".

E uma luta travada finalmente temrinou: a da transformação do QG deste que vos escreve em Home Office. De tanto ler um post da Luisa Testoni sobre o assunto, fui atrás do meu, hehe. O resultado colocarei no próximo post, assim que finalizar a organização.

Então, finalizo este já longo post com uma frase forte que carrego comigo desde o final do semestre passado: "Deus não limita: são as nossas idéias que nos limitam!" Com a foto no próximo post, colocarei os links do programa do Gasparetto.

Beijo n'alma e até mais! [:D]
Leandro Passos - no Facebook e no Twitter