Páginas

19 de jan. de 2011

[Y11P05] Laura Branigan, "Gloria"

Contiinuação do post anterior, "Gloria", by Laura Branigan



See Ya, folks! 8)

[Y11P04] Gloria takes my Self Control...

No dia que me imortalizei há 10 anos no DVD do Iron Maiden no Rock In Rio de 2001 (19/01/2011), me deparo com a seguinte cena, descrita nas próximas linhas.

Em 1982, numa época em que a MTV já começava a virar referência em divulgação de músicas, haviam diiversos programas do gênero "videoclip" no Brasil, como o Super Special na Band(eirantes), o Som Pop na Cultura, mais tarde o Clip Trip na Gazeta e o Clip Clip na Globo. Em vários deles havia um vídeo cuja música não sai do meu subconsciente até hoje, e quase toda semana era exaustivamente executado nas TV's e ainda hoje é tocada em rádios especializadas em boa música e flashbacks. Este vídeo, era o de Gloria, da Laura Branigan.

Os recursos para a produção de videoclipes na época não eram lá muito pomposos - a não ser que você seja o Michael Jackson e esteja em vias de lançar seu álbum mais popular, o Thriller - mas a presença do(a) intérprete pode fazer toda a diferença. No caso de Gloria, o cenário era o seguinte: um ambiente em tons pastéis, 3 daquelas bolas platinadas comuns em discotecas (sim, a música tinha forte influência da disco) e uma deslumbrante Laura Branigan num modelito preto, bem mais comportado que os que a Gretchen usava na mesma época desta música. Para os dias de hoje pode soar obsoleto, mas para a época era um luuuuuuuuuuxooo (valeu pelo bordão, Atahyde Patreze, onde quer que você esteja). E quem diria que eu, um curumim sem noção na época, já tinha minhas fantasias com ela, hehehe.

Pra muitos, aqui no Brasil, Gloria foi one hit wonder (tirando Self Control, cover de uma banda de Ítalo Disco, também ouvi muito), mas cravou o nome Laura Branigan na lista musical de quem soube ouvir muita boa música, por mais comercial que fosse. Ainda hoje Gloria toca em muitas festas com temática anos 80, o que eterniza Laura no imaginário masculino (inclusive o meu, hehe).

E hoje eu imagino Laura Branigan se apresentando num programa do lendário Ed Sullivan no paraíso - ela partiu daqui em 2004 - ou até mesmo num programa do grande Abelardo "Chacrinha" Barbosa. Bem como ainda assisito os vídeos de Self Control e Gloria, e não consigo tirar a alegre Laura do clip desta da minha mente...

Obs.: enquanto escrevia este post toquei Gloria pelo menos umas 7 vezes... 8P

That's all folks! See Ya Later!
Leandro [8D]