"Nas favelas, no Senado... sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação." - Renato Russo.
A cada 4 anos muitos de nós, brasileiros, somos "obrigados" a realizar um ritual cujo resultado é uma bifurcação ardilosa: ou a gente leva nossa nação para frente, ou a gente "froid" tudo de uma vez.
Escolher quem representará nossos Estados e nossa nação virou para muitos um uni-duni-tê, onde parece que se vota em quem é boa pinta, ou é popular, ou é indicado pelo "próximo antecessor". Ou ainda, em quem chama mais a atenção. Caso de um comediante que se atreveu a se candidatar a Deputado Estadual pelo meu Estado (São Paulo) e está tirando a maior onda das funções de um Deputado Federal. Cara, o Brasil tem dezenas de milhões de pessoas que possuem pouca ou até nenhuma instrução e, logo, são presas fáceis de pessoas que prometem, sei lá, fundos, mundos e absurdos para subir ao poder.
Mesmo com o que descrevi no parágrafo anterior eu não condeno a candidatura desse sujeito, até porque o Brasil está de saco cheio de tanta sacanagem envolvendo políticos e assim abre-se espaço pra pessoas de esferas artísticas. A intenção delas é até boa, mas nem sempre podem ser a melhor opção. Como diz um professor de Administração na faculdade onde estudo, existem "pessoas e pessoas". Aí, vai de você saber quem é o melhor para seu Estado ou nação. Só não vale escolher errado pra daqui a 4 anos reclamar de quem você votou.
Até o presente momento não fiz e nem tampouco farei referência a algum partido político. Eu fiz uma escolha baseada no que descrevi acima e não me arrependo. Sou uma daquelas poucas pessoas que, por mais sujeira que a gente encontre na política brasileira, ainda se interessa pelo assunto. O fato de eu não ser filiado a partido algum me dá liberdade de escolher quem eu bem entender sem ter receio de intimidações. Sei o que é melhor pro Brasil. Mas somos quase 185 milhões de brasileiros, sendo 150 milhões de eleitores (eu acho). Quem a gente vai eleger para o Palácio do Planalto, ou para a Câmara dos Deputados em Brasília, nas Assembléias Legislativas Estaduais, e nas sedes do Governo de cada Estado tem que ser macho pra gerenciar problemas internos e externos.
Pense bem em quem você vai votar pra depois não "xingar muito no twitter" daqui a 4 anos...
Beijo na alma e até o próximo post!
Leandro Passos