Páginas

24 de mar. de 2013

[Y13P04] Os hábitos comuns no Facebook


Era uma vez um estudante da Universidade de Harvard, nos EUA, que de um fora da peguete criou um aplicativo para web que fazia comparações entre duas mulheres e os usuários clicavam na mulher. Em seguida aceitou o desafio de criar uma espécie de rede inicialmente privada para Harvard, depois para demais universidades norte-americanas e, por fim, para o globo terrestre. Este aplicativo deu origem à rede social mais hype de todos os tempos: o Facebook. Fim!


Não, acima não é uma resenha tardia do livro “Bilionários Por Acaso”, e consequentemente do filme derivado “A Rede Social”. A ideia aqui é expor (e talvez até debater) as mil e duas utilidades desta ferramenta de comunicação social pelos seus usuários – eu incluso. Por quê isso? Porque criamos alguns hábitos que variam conforme o grau de uso do Facebook. Muito do que se lê hoje em dia tem realmente conteúdo e inspira os seguidores deste ou daquele usuário ou fan page. Outros acabam inserindo coisas que normalmente seriam mais úteis para uma criança no ensino fundamental do que para nós, adultos. E até hoje eu mesmo estou adaptando aquilo que coloco por lá para inspirar ou para quem é adepto de tecnologia como eu. Como não gosto de atirar pedra em ninguém, não posso bater no peito pra falar que sou 100% certinho ou santo (isso eu não sou mesmo). Às vezes posso agradar com o que escrevo por lá... em outras eu não agrado nada, e assumo mesmo que posso chatear alguém sem querer. É algo que estou corrigindo com o tempo e com a aquisição de prática. E o mais louco é que enquanto estou criando algum website ou sistema, eu volta e meia apareço para ler algo que me interessa -  o que não me torna (ainda) um dependente crônico porque tenho minha vida fora do Facebook (e janelinha de bate-papo ligada não quer dizer que eu esteja online pra todo mundo, beleza?).

Já escrevi demais sobre mim, e agora vou listar algumas coisas que leio com frequência no Facebook e eu admito que várias delas até eu já fiz antes de direcionar a 3 alvos diferentes (Tecnologia e novidades de TI, pela minha recém-formação em Análise de Sistemas; Motivação, porque eu sou um altruísta incorrigível; e Psicologia, influência direta da minha ex-psicóloga até há 2 anos atrás, Marice, o que pode me levar a prestar vestibular pra esta especialização a médio prazo) e (tentar) me controlar com o que eu posto para não parecer um chato e desocupado.
        

  • Animais: não tenho como não me compadecer de cães e cachorros, até porque tenho um cão yorkshire de 4 anos e meio. Mas o que irrita é quando vejo posts de cachorro morto, cachorro sendo arrastado por infeliz(es) por esporte, ou pessoas estressadas nível extremo que percebo que não têm estrutura emocional pra cuidar de um animal de estimação (imagine de um filho lá na frente). Estes eu não repasso nem a pau.
  • Memes de Internet: cada um usa da forma como convém. Muitos são bem inteligentes, mas alguns usam para discriminar quem tem gostos diferentes dos seus – como os funkeiros contra os roqueiros, ao ateus contra os cristãos e vice-versa, e por aí vai. Casos de memes inteligentes são os das fan pages “O Que Queremos” que satiriza nossas contradições de forma bem humorada, e a “Gina Indelicada” que resgata a loira simpática da caixinha de palitos de dente. Mesmo assim eu evito repassar esses para não ser mal interpretado.
  • Motivação: não tenho como condenar porque eu amo motivar as pessoas, só posso me dar ao trabalho de escolher a hora e quantidade certas de colocar alguma, e mesmo assim eu mesmo busco criar as minhas citações de acordo com minha experiência, ou credito quem as criou ou compartilhou para valorizar o trabalho dos criadores. Mas infelizmente alguns se apossam das criações desde que eu conheço o Facebook há quase 5 anos. Minha sorte é eu me submeter no momento a uma reciclagem em softwares de vetorização como Corel Draw e Illustrator para poder desenvolver as minhas próprias artes, sem falar na possibilidade de adquirir em breve uma mesa digitalizadora.
  • Música: ah, como nós amamos. A minha sorte é eu ter um gosto musical chato pra cacete (rock britânico e brasileiro, disco, ítalo disco, acid house...). Este é um tipo de compartilhamento que faço de modo muito moderado só quando eu acho que posso, porque muitos da minha lista curtem rádios populares. O problema é quando a pessoa começa a atirar pedras no gosto musical alheio. Exemplo: funkeiros que não curtem rock por não entenderem muitas músicas no idioma inglês, e o inverso, porque não curtem o sexismo e a ostentação exacerbados nas músicas
  • Religião: NÃO! Não compartilho mensagens de cunho religioso porque nem todos têm a mesma fé e respeito todas.
  • Futebol: não é porque sou torcedor do Santos Futebol Clube que vou zoar quem torce para Corinthians, Palmeiras, São Paulo e outros. Bom senso nesta hora é fundamental!
  • “Mimimi” e “Bipolaridade”: de todas as categorias relacionadas aqui, estas são as que mais me irritam mesmo. Todo dia leio posts do tipo “Tédio”, “Triste”, “Ninguém me ama”. Se essas pessoas soubessem que o Universo responde nossos estímulos, sejam eles quais fossem... tudo bem que somos humanos e sujeitos a intempéries, mas muitos não dão a mínima se a pessoa está triste. Alguns infelizmente até debocham da pessoa por isso. O ideal é deixar a pessoa se acalmar e ela procurar ajuda. E o caso da bipolaridade é ainda mais sério, porque se trata na verdade de um transtorno de mudanças repentinas de humor. No entanto, virou modinha entre adolescentes escrever que é bipolar pra justificar seus atos. E acham que ganham pontos escrevendo “aahh, é que eu sou bipolar, sabe...”
  • Curtir: gostou de algo que acrescentou, “joinha”. Mas nem todo mundo é obrigado a curtir tudo, se não lhe agrada. A minha sorte é escolher a dedo o que postar, sem ser idiota, mesmo que ninguém curta. E aprendi a não ficar curtindo tudo de uma pessoa só porque é bonitinha, até porque não se sabe nada da vida dela.
  • Cutucar: de jeito nenhum! Não cutuco e nem curto ser cutucado.

Tá meio longo, é verdade, mas a ideia era tentar abranger aquilo que nós fazemos no Facebook e as minhas experiências pra tentar ser mais conciso. Não mencionei o fator "adicionar amigos" porque aí vai de acordo com cada um de vocês. 

Que este post possa ser usado como um guia de conduta no Facebook que estará sendo sempre atualizado.

É isso. =)

Leandro Passos
Facebook /  Google+ /  Twitter /  GetGlue /  LinkedIn

Nenhum comentário:

Postar um comentário