Páginas

11 de set. de 2010

[#005] Bom senso: passe adiante...

Definição de "Bom Senso" em http://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_senso:

"Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de Sabedoria e de Razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes à determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas."

Querem um bom exemplo de como não saber usar o bom senso? Se sim, quer ler o que a gente deve evitar no nosso cotidiano, leia o próximo parágrafo; se não, vá até o penúltimo.

Voltava do apartamento de uma cliente na Ponta da Praia onde entreguei um desktop. Serviço bonitinho, grana a mais para minhas contas, tudo beleza, só precisava correr porque quando saí de lá faltavam 15 minutos para a aula de Ambiente Operacional (Assembler) na minha faculdade. Por sorte, o ônibus da Linha 4 estava passando, e desceria em frente à Fatec. Como o motorista arrancou com tudo tentei me segurar nas barras do coletivo. Mas era só o começo: do nada, uma moça nas cadeiras mais altas em cima da caixa de roda, perto da porta traseira, vai e liga pra alguém. Até aí, nada demais, não fosse um detalhe, nas palavras dela: "um cara me bateu com a mochila". Epa, epa, epa! O cara da mochila era eu e nem percebi o que aconteceu, se é que aconteceu, porque haviam mais passageiros que não me falaram nada, incluíndo um senhor que subiu no mesmo ônibus no mesmo ponto que eu. E ela poderia ter pelo menos chamado a minha atenção, reconheceria o erro, pediria desculpas, só que nem ela nem ninguém no ônibus me avisaram. Ah, lembra a frase que eu coloquei entre aspas logo acima? Bem, foi pegar o celular pra sair falando essa pérola. Ela errou 2 vezes: não foi falar comigo (foi com outra pessoa via celular) e ainda saiu xingando. Aí, sinto muito, mas ela perdeu totalmente a razão, preferiu gastar uns centavos pra xingar (tipo fã de Restart no twitter). Sendo assim, ela anulou qualquer chance de um entendimento e quem se queimou com isso foi ela mesma.

Poderia citar outros exemplos, mas não quero tomar mais tempo na sua leitura. Percebi que muitas pessoas ao se sentirem indignadas preferem a guerra à conciliação (por isso que este mundo é uma bomba-relógio ativa). Este assunto levou à outro, considerando o tipo de pessoa que a estressadinha descrita era, mas é assunto pra outro tópico.

Pequenas faíscas podem gerar uma crise sem precedentes entre 2 ou mais pessoas se não forem tratadas enquanto se pode tratar. Faíscas, me referindo a mal-entendidos. Quando uma pessoa é orgulhosa, mesmo que paguem psicólogo a ela, pode não reconhecer esse orgulho destrutivo. Aí, quem irá colher os frutos de palavras mal colocadas é essa pessoa.

Isto que descrevi é um misto de desabafo e conselho que fica a seu critério, se você quer seguir ou não. Enquanto isso, vou tomar meus cuidados aqui pra cenas como esta não se repetirem.

Beijo na alma e até o próximo post.
Leandro Passos