Páginas

19 de out. de 2010

[#014] Pérolas Cinematográficas dos Anos 80 - 1ª Parte

Notinha de início de textoNão vou pagar de Rubens Ewald Filho aqui porque ele tem um conhecimento cinematográfico infinitas vezes melhor do que o meu. 


Agora sim, vamos ao que interessa, hehehe 8)


Duas palavrinhas pra começar: John Hughes!


Este mito do cinema dos anos 80, falecido há pouco mais de um ano, para mim é a maior referência de uma época em que a gente não precisava ver tanta gente forçando a barra pra fazer filme com temática adolescente. Claro que a gente perdeu a conta de quantas vezes assistimos clássicos como "A Lagoa Azul", "Grease: Nos Tempos Da Brilhantina" e "Os Embalos De Sábado à Noite" e por aí vai, mas todos os filmes de Hughes que assisti têm um charme ímpar e sempre foram garantia de sucesso. 


Naquela época pipocaram tantas produções que volta e meia ainda passam da Sessão Da Tarde ou em algum canal fechado, e quem tem aquele tempo livre pra assistir na Globo ou tem canais de filmes em seu pacote de TV por Assinatura pode curtir sem ser chamado de ridículo pela galerinha mais nova que acha que a saga Crepúsculo é a melhor (nada contra quem curte, nem tô depreciando a série, já deixo claro) mas deve isso a tanta coisa que foi produzida á 20, 25, 30 anos atrás e ainda tem seus fãs fiéis. Nem tantos filmes que assisti nos anos 80 foram aquela maravilha, mas são muito melhores do que tanta coisinha sendo produzida pela gana de arrecadar muito mais do que a quantia gasta pra produção, estúdio e outras tantas coisas mais. Aí me perguntam: "Leandro, falou tanto de cinema anos 80 neste parágrafo, não começou o texto falando do John Hughes"? 


Sem dúvida ele explorou bem as angústias e os anseios dos adolescentes daquela época em seus filmes, seja como escritor, roteirista ou mesmo diretor. Foi um daqueles diretores que, se escrevesse filme de adoelscentes hoje em dia (se estivesse vivo), mas sob a ótica do adolescente do Século XXI, obteria êxito sem sombra de dúvidas. E Hughes, pelo menos pra mim, é a maior referência em se tratando de cinema anos 80. 


Não sei em quantas partes dividi este assunto, mas em cada uma delas vou tratar sobre diversos filmes de uma época da qual tive muito orgulho de ter passado, mesmo que muitos bem mais novos do que eu os chamem de toscos. Aliás, é aí que tá a graça: o tosco às vezes de tão ruim é bom. E em cada uma delas vou comentar sobre alguns filmes que assisti, assisto ainda hoje e assistirei até quando Deus me permitir. Eu até começaria com 1 ou 2 filmes hoje, mas a manutenção aqui no Blogger me pegou de surpresa, mas se é para a melhoria do serviço, ok. 


Então, querido leitor e/ou seguidor, prepare a pipoca porque em breve colocarei tudo o que eu curti naquela época. Daí eu também sugiro assistir alguns, independente do meu gosto, ou de gostar deste estilo de cinema, ou de terem ou não a assinatura de John Hughes.


Um beijão n'alma d'oceis e até o próximo post! 8)
Leandro Passos