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19 de abr. de 2011

[Y11P16] - A arte de pegar técnicos de informática no pulo em 4 atos


Ato 1: "Alô, Leandro..."
Sábado, 16/04/2011, 11h40 da manhã.
Eu estava a 2 quadras de casa, voltando da Fatec, onde fiz a exaustiva prova de Orientação a Objeto. Tudo que eu queria naquela hora era "capotar de velotrol", como diz um seguidor meu no twitter, de tão exausto que eu estava - nem caminhei naquele dia, vou descontar no mega feriadão de Páscoa.
Quando eu passava pelo CT do Santos Futebol Clube meu celular velho de guerra toca (ao som de Give A Little More, do Maroon 5). Era o filho de uma conhecida do pessoal da minha rua, e cliente minha (informática) já a algum tempo. 
Problema relatado: "Não aparecia nada na tela". A princípio o PC ligava mas não subiam as informações da BIOS. Ok, levei o PC em casa. Lá, também não subia, foi aí que vi que a voltagem da fonte estava em 230V, sabendo que normalmente tem que conectar a CPU em um estabilizador, cuja saída default é de 110v. Maravilha, agora ligou, mas nada ainda de imagem. Então testei um processador (Intel Pentium Dual Core LGA 775, compatível com aquele PC) e funcionou. Logo depois coloquei os componentes originais de volta e funcionou. Levei de volta pra casa do jovem, liguei e pronto. Mas ao invés do XP que eu tinha instalado da última vez, estava lá o Windows 7 (quem que instalou o 7?). Ok, só que haviam 2 problemas: 1) Os pais deles estão acostumadíssimos com o Windows XP; 2) O computador tem somente 512 MB de memória, quando o recomendável é 2 GB para cima. Mostrei isso à mãe dele, que ficou revoltada com a situação. Mas isto não é nada perto do que viria a seguir.

Ato 2: O professor "desastrado"
Sábado, 16/04/2011, 12h05
Ele me revela que levou a CPU ao professor dele que dá aulas de manutenção de computadores (não sou eu, não tenho sequer tempo pra dar esse tipo de aula). Perguntei se ao menos ele salvou as coisas do trabalho dos pais. Resposta: Não
Nesta hora não pude conter meu lado inconformista e questionei - não o porque que levou a CPU a esse professor, já que sou eu que cuido deste PC e de tantos outros em Santos - a falta de uma política de backup de arquivos pessoais de clientes. Já ouvi relatos de gente que levou seus computadores a outros técnicos que formataram direto um HD sem se preocupar com dados dos clientes. Já imaginou se eles fazem formatação física (limpar 100% do HD) ao invés da formatação lógica (apenas limpar superficialmente o HD, ainda permitindo o uso de softwares de recuperação de arquivos deletados)? 
Não posso acreditar que haja gente que só quer apenas arrancar dinheiro de clientes e tá pouco ligando pra álbuns de fotos como se fosse problema do cliente. Ah, vá, quer dizer que vai culpar cliente porque este não sabe usar o Nero, Alcohol 120%, Ashampoo e afins? Por isso que tem tanta gente que abre loja de manutenção e fecha em pouco tempo pela pouca atenção a clientes. Claro que também existem alguns clientes que são um porre, mas é assunto para um post posterior.
Salientando que o "desastrado" do Ato 2 foi porque nem o jovem e nem o professor tiveram noção do que fizeram...

Ato 3: A bronca marota
Sábado, 16/04/2011, 12h15.
Beleza, só me restou retomar o caminho de casa com a CPU deles debaixo do braço - a casa deles fica na mesma calçada que a da minha. Não sem antes exercer aquele meu lado que diz que não devo passar a mão na cabeça de ninguém. Como ele já é um adolescente, tem que ter noção do que é certo e do que é errado. Mas deixei o trabalho mais pesado para os pais dele, já que não é este meu papel. Só me restou reinstalar o XP e os softwares mais clichês para um PC básico. Em 3 horas (alternadas entre a formatação do meu PC no mesmo sábado) o trabalho já estava concluído, mas optei por entregar no domingo à noite.
Nesse meio tempo me perguntei: PQP! Por que será que tem tanta gente que decepciona cliente desse jeito?

Ato Final: PC OK!
Domingo, 17/04/2011, 19h10 da noite.
Trabalho concluído, PC entregue. Só resta a eles tentar reorganizar a documentação das coisas da firma onde o pai desse jovem trabalha como motoboy. Creio que depois dessa o garoto pode nem terminar o curso de manutenção tamanho o tsunami causado por ele. Mas salientei que no começo eu também quebrei a cara e aprendi com meus erros. Ok, bola pra frente...

Sempre que puder colocarei aqui neste blog estes contos vividos por quem teve seu DNA modificado pra receber conhecimentos em tecnologia.

Beijos n'alma e até o próximo post!
Leandro Passos
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