Páginas

21 de set. de 2010

[#008] - A Infância Perdida

Em pleno Século XXI certas cenas ainda trazem indignação a muitos brasileiros. Cada vez mais crianças sem rumo, nem a devida educação dada por seus pais (se é que deram alguma) se perdem diante da falta de expectativas. Que acontece? Más companhias e um futuro sombrio.

Quando eu tinha meus 10 anos eu era fã ardoroso de séries japonesas (sim, tenho saudades da TV Manchete que passava Jaspion, Lionman e Jiraiya) e da Xuxa. Sim, exatamente o que você leu, hehehe. Pelo menos não me metia em encrencas (e ainda hoje não me meto). Hoje quem tem idade parecida se esgoela pra pedir à mãe ou ao pai pra assistir um show do Restart. Bem, antes isso do que aquilo que eu vou descrever agora.

Voltava de uma noite de de prestação de serviços cuidando dos PC's de 2 gêmeas de um casal que amigo da minha família. Em um dado momento, próximo ao Cemitério do Saboó, e moleques sobem ao mesmo tempo no coletivo da Linha 152, supostamente anunciando assalto. O motorista percebeu que eles estavam de onda e não estavam armados. Resultado: ele emprensou na porta os 3, que pediram pra sair no melhor estilo Tropa de Elite. E a viagem prossegui sem maiores problemas.

Isso só me fez lembrar que muitos moleques que não têm perspectiva de vida começam a dar seus primeiros passos rumo à criminalidade. Muito disso é culpa de muitos, mas especialmente dos pais dessas crianças que não estavam preparados para colocar filho no mundo e os deixam entregues ao deus-dará. Isso enquanto muitas pessoas, incluíndo este que escreve isto, com 2 técnicos, uma faculdade em andamento e ainda prestando serviços, correm atrás do seu.

Lembro de ter lido uma frase que pode ser divulgada por mais 300 anos que nunca envelhecerá: "Muitos querem um mundo melhor para seus filhos. Poucos querem deixar filhos melhores para este mundo". Resumindo: educação nunca é demais, e muitos receberam uma boa educação como eu recebi dos meus pais. Uma conversa franca e honesta entre pais e filhos sempre surtirá bons frutos, pra depois o Renato Russo não voltar do além e falar baixinho a eles: "Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo! São 'crianças' como você. O que você vai ser quando você crescer?".

Um beijo na alma e até mais!
Leandro Passos