Páginas

6 de dez. de 2011

[Y11P36] Ale: O guerreiro blogueiro

Sabem quando uma pessoa sabe tocar fundo nas pessoas de forma que dificilmente poderia encontrar inimigos no caminho? Vou tentar simplificar a história deste sujeito-homem que não se abalou diante do maior desafio de sua vida.

O crítico de TV Ale Rocha era o tipo de cara que soube, como raros, lidar com o mundo do entretenimento sem esculachar. É bem verdade que meu parco tempo não me permitia ler tudo que ele têm escrito, mas ele escrevia sobre televisão de tal forma que não havia como desqualificá-lo. Afinal, ele era um apaixonado por entretenimento e tinha "envergadura moral" para exteriorizar o que ele assistia em uma tela retangular chamada "televisão". Ok, chega de falar tão somente do trabalho dele, porque o que vem por aí é um exemplo clássico de como lidar com adversidades sem perder a linha e nem a vontade de viver.

Em 2005, Ale foi diagnosticado com hipertensão pulmonar, doença rara que o daria no máximo mais 3 anos de vida - especialmente se ele não se submetesse a um transplante de pulmão. Durante todo este tempo, de 2005 até aqui, precisou se afastar do trabalho - chegou a trabalhar na filial brasileira do canal fechado ESPN, em São Paulo. Por sugestão de um amigo, resolveu criar um blog chamado Poltrona. O foco deste blog Poltrona era também a televisão.

A partir daí, com o blog, a sua carreira só decolou. Foi muito corajoso ao levar a vida pós-diagnóstico sem abrir mão de qualidades, como bondade e caráter - qualidades essas que fazem uma diferença absurda no estilo de vida de um ser humano. Aliás, deve ter aprendido isso ao mesmo tempo que aprendia as primeiras letras do alfabeto assistindo Vila Sésamo, excelente referência em educação ever. Como seria bom se houvesses programas assim, ao invés de futilidades...

Disse que seu tempo se sobrevida era de 3 anos, não é? Conseguiu mais 3, tempo suficiente para ser destaque em veículos de comunicação importantes do Brasil. Uma das mais recentes participações na TV foi no programa "Hoje Em Dia", da Rede Record, onde colocava pra fora, de maneira sutil e sem ofender ninguém, mas sempre com educação, tudo que ele pensava sobre a programação televisiva no Brasil - algo que outros deixaram de fazer há muito tempo. Teve tempo também de aprender muito sobre televisão com profissionais da área e tinha uma sede de conhecimento feroz. Muitos profissionais sentiram um enorme prazer de trabalhar com ele.

Neste ano ele conseguiu sair da fila do transplante e no último dia 29/11/2011 estava indo para a tão aguardada cirurgia. Sua última mensagem no twitter @alerocha mencionava uma personagem de novela: "Hoje é dia de rock, bebê!". Mal sabia - e nós mal sabíamos também - que seria o último tweet da vida dele. Hoje, 06/12/2011, quem o acompanhava tomou um choque: ele partiu, deixando uma legião de blogueiros orfãos de suas sutis linhas escritas. Fica o exemplo de um guerreiro que poderia lamentar sua doença, mas encarou-a de frente como poucos. Que esposa, filho, familiares, amigos, blogueiros, twitteiros e etc's, possamos nos confortar, e confortar uns aos outros, porque posturas como a dele, só poucos e bons sabem ter.

Descanse em paz, hombre! =)


Paz, Amor e Sorrisos! :)
Leandro Passos - Facebook / Google+ / Twitter / Tumblr / GetGlue

Desta vez não tem picture do Gyodai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário