Páginas

2 de out. de 2010

[#010] Eu x Twitcam

Nos últimos 6 meses ouvi - e muito - falar de um site complementar ao twitter que permite que a gente conecte uma webcam da mesma forma que a gente se conecta com o Live Messenger (ex-MSN Messenger), Skype e afins: a twitcam. Até seria uma forma de comunicação visual pra quem tem twitter e não consegue mais contar nos dedos seus seguidores não fosse o detalhe que descreverei nas linhas inferiores.

A molecadinha que invadiu o twitter desconhece seus limites na hora de se expor na Internet, e a twitcam é o pretexto adequado. Encarnando meu lado Felipe Neto aqui, não vou criticar a twitcam, mas o mau uso que muitos fazem dela.

Há alguns meses a notícia de que um casal de pré-adolescentes "fez sexo via twitcam" chocou muitos brasileiros, e mesmo quem pensa que filho/a em casa com computador conectado permanentemente à Internet (banda larga de péssima qualidade ajudou nisso, mas é outra história) está seguro, que se prepare pra cair do cavalo já já.

Imagine que você é um pai, ou uma mãe de família, segura ao máximo seu(s) filho(s) em casa, com Internet, Webcam instalada nos PC's (ou embutida em vários notebooks) pra se comunicarem com quem quer que seja... mas será que essas webconversas têm sido saudáveis? Será que elas não estão conversando com algum pedófilo sem saber? Basta que essa pessoa solte aquele pedido praticamente irrecusável (se essa criança não souber dizer não) de ligar a webcam com a desculpa de que "ah, seu pai e sua mãe nao vão saber" (não vão saber é uma ,:-).

Conheço uma família gente fina, amigos da minha família, são donos de um restaurante aqui em Santos que leva o nome da esposa e têm 3 filhos (um pós-adolescente e uma duplinha de gêmeas de quase 9 anos). Orientei as meninas pra não adicionarem qualquer pessoa que nem conheçam e, depois, os pais delas pra vigiarem silenciosamente os passos delas na Internet. Como não têm webcam já é um alívio (não que seja ruim, mas tem que saber usar). Como elas ainda não descobriram o twitter, nem precisam se preocupar tanto.

Então, vou enumerar as razões pessoais para não usar twitcam:
1) Quem raios quer me ver em twitcam?
- Ninguém, Leandro.
(Duh, claro que sei disso, nem preciso de promoção)

2) Já tenho Messenger e Skype. Pra que conectar minha cam no twitter?

3) Esta ferramenta ficou muito banalizada (o casalzinho pego por causa da TC que o diga).

4) Não estou interessado em sexo virtual ou conversinhas sem conteúdo, tipo previsão do tempo ou coisa parecida.

5) Posso acabar falando qualquer coisa fora de hora e a cena se replicar pra meio mundo em questão de segundos.

Queria enumerar mais algumas razões, mas vou descobrir com o passar do tempo.

Pais de família: conversem com seus filhos, estabeleçam limites, levem eles pra brincar em algum parque, na praia, Hopi Hari, qualquer coisa pra eles não dependerem de computador, pelo Amor de Deus!

E, crianças (e falo de crianças, mesmo): tomem muito cuidado com quem vocês conversam, e só procurem sites de conteúdo saudável, por favor!

Um beijão n'alma d'oceis e até mais!
Leandro Passos

Um comentário:

  1. É isso mesmo! As pessoas usam a twitcam apenas para se exibir. é a minha opinião.
    Beijos queridinho!

    ResponderExcluir